quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Diálogos portenhos, exemplo para o Brasil


Um último post a respeito da viagem que fiz a Buenos Aires a pedido da presidenta.


McDonalds

A rede McDonalds tem travado discreto diálogo com o governo argentino. Suas lojas portenhas escondem o quanto podem o Big Mac. O produto mais anunciado, campeão de vendas, é um certo "Angus". Dizem que é para ajudar a manter a inflação baixa (se for isso, é genial). Ou para que o país não saia mal no Big Mac Index, da revista The Economist.

Encantador.

Telecom

Soube de uma multinacional de telecomunicações não quer mais investir em um mercado que considera arriscado. Gostaria de remeter um bilhão de dólares à matriz. As autoridades propuseram o seguinte: enviam 300 milhões e, em troca, o governo encampa o negócio. Que diálogo, que audácia! Nossas autoridades se esforçam mas não chegam aos pés de seus colegas mais ao sul.

YPF

Sem falar da YPF. Tomada dos espanhóis para assegurar a independência petrolífera nacional, acaba de dar à Chevron o direito de tocar seus investimentos. Confesso que essa parte não entendi bem. Perguntei a meus interlocutores, mas ninguém queria falar do assunto. Enfim. Não vamos nos imiscuir em assuntos internos.

Moreno

No centro do grande diálogo argentino, brilha inconteste Guillermo Moreno, secretário da "Economia Interior", uma espécie de xerife da economia. Figuraça. É o sujeito que mais trabalha no governo. Uma de suas últimas sacadas: ameaçou fechar bancos caso eles não obriguem seus clientes a trazer dólares ao país. Disse que os enquadraria nas leis de proteção ao abastecimento. Não é genial?

Exemplo

Nossos vizinhos continuam a ser um exemplo de independência, ousadia e criatividade. Pena que faltam no Brasil as condições políticas para a adoção do modelo que a Argentina vem aperfeiçoando.

Quem sabe é uma questão de dar tempo ao tempo?

3 comentários:

  1. Minha filha mora em Buenos Aires e já tinha comentando do Big Mac. Nas lojas não há nenhuma menção ao lanche. Se você pedir, eles te colocam em uma outra fila e a demora no atendimento é imensa. É uma espécie de fila preferencial para você testar a resistências dos pés e dos músculos da perna. Vou sugerir que a Maria das Graças adote o mesmo aqui no Brasil. A Petrobrás mantém intacto o preço da gasolina e do diesel e só cria bombas para gasolina e diesel Angus. Gasolina normal você recebe uma senha e vai buscar em outro posto da rede, tipo assim, se estiver no Chuí a senha vale para o posto da nascente do Ailã no Caburaí.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha mora em Buenos Aires e já tinha comentando do Big Mac. Nas lojas não há nenhuma menção ao lanche. Se você pedir, eles te colocam em uma outra fila e a demora no atendimento é imensa. É uma espécie de fila preferencial para você testar a resistências dos pés e dos músculos da perna. Vou sugerir que a Maria das Graças adote o mesmo aqui no Brasil. A Petrobrás mantém intacto o preço da gasolina e do diesel e só cria bombas para gasolina e diesel Angus. Gasolina normal você recebe uma senha e vai buscar em outro posto da rede, tipo assim, se estiver no Chuí a senha vale para o posto da nascente do Ailã no Caburaí.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha mora em Buenos Aires e já tinha comentando do Big Mac. Nas lojas não há nenhuma menção ao lanche. Se você pedir, eles te colocam em uma outra fila e a demora no atendimento é imensa. É uma espécie de fila preferencial para você testar a resistências dos pés e dos músculos da perna. Vou sugerir que a Maria das Graças adote o mesmo aqui no Brasil. A Petrobrás mantém intacto o preço da gasolina e do diesel e só cria bombas para gasolina e diesel Angus. Gasolina normal você recebe uma senha e vai buscar em outro posto da rede, tipo assim, se estiver no Chuí a senha vale para o posto da nascente do Ailã no Caburaí.

    ResponderExcluir